Vamos conhecer algumas das áreas de atuação para quem se forma em Sistemas para Internet e entender melhor o trabalho deste especialista.
1. Web Design
Um dos motivos para preferirmos um site ao outro é a facilidade com que encontramos as informações ali apresentadas. A interface gráfica é importante para fazer com que o usuário tenha uma boa experiência de navegação e queira acessar novamente o site. No comércio eletrônico, essa experiência é ainda mais importante, pois impacta diretamente nas vendas.
A área de web design é responsável pela criação da interface gráfica onde acontece toda interação do usuário com aquele sistema. O profissional desta área, conhecido por web designer, desenha o layout de sites e blogs e também cria banners e outros tipos de mídias digitais.
As cores, o tamanho das letras e o formato das galerias de imagens são exemplos de elementos que fazem parte da arte gráfica do site. Além dos aspectos estéticos, o web designer preocupa-se com a acessibilidade e usabilidade das páginas na Internet.
2. Desenvolvimento e Manutenção de Sites
O desenvolvedor web utiliza códigos de programação para criar sites, portais, aplicativos, lojas virtuais, fóruns, e outras aplicações.
Um desenvolvedor web precisa conhecer diversas linguagens de programação e também entender sobre os procedimentos de criação do layout.
O trabalho deste profissional não termina quando o site está no ar. Ele também realiza sua manutenção, criando novas ferramentas, atualizando informações ou inserindo outras novas.
3. Administração de Websites
O trabalho de um webmaster, como são chamados os administradores de sites, inicia depois que o site já está no ar.
Para que um portal, blog, loja virtual ou qualquer outra página da internet consiga bons números de acesso é importante que exista um gerenciamento de suas atividades.
O webmaster controla o fluxo diário de acessos, analisa o perfil dos usuários e confronta com o perfil dos clientes que o site deseja atingir, controla a venda de anúncios selecionando os mais relevantes, entre outras atividades.
A administração de um website também engloba o controle das atualizações que são realizadas, como a definição da frequência de publicação, entre outros aspectos.
4. Segurança da Informação na Web
Com a grande quantidade de informações inseridas na web, por meio de formulários, cadastros e compras on-line, é preciso desenvolver maneiras de proteger os bancos de dados e preservar conteúdos sigilosos.
Lojas virtuais, sites de bancos e outras páginas em que o usuário insere informações financeiras são os primeiros a buscarem profissionais de segurança da informação para proteger a empresa e seus clientes.